Um documento da Força Aérea Brasileira (FAB) revela que um jatinho pertencente a uma empresa beneficiada por emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) utilizou o aeroporto de propriedade da família do senador durante a campanha eleitoral de 2022.
A situação está sendo investigada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) para apurar se Alcolumbre fez uso de jatos particulares de uma empresa fornecedora do governo do estado, favorecida por suas emendas parlamentares. As suspeitas surgiram durante a campanha eleitoral de 2022, quando Alcolumbre foi reeleito para mais um mandato de oito anos no Senado. Naquele período, a empresa Saúde Link, responsável pelo programa Mais Visão no Amapá, reduto eleitoral do senador, era proprietária das aeronaves supostamente usadas por ele durante a campanha.
A denúncia foi apresentada à Justiça Eleitoral por Rayssa Furlan, candidata derrotada por Alcolumbre nas eleições de 2022. O processo, que corre em sigilo, busca a cassação do mandato do senador, acusando-o de abuso de poder político e econômico.
O portal UOL informa que procurou a assessoria de Davi Alcolumbre sobre o uso dos jatinhos da Saúde durante a campanha de 2022, mas que não foi confirmado nem negado o fato, respondendo apenas com: “Não vamos comentar”.